SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Tuberculosis in Salvador, Bahia, Brazil, in the 1990sMultidisciplinary care for victims of sexual assault: the experience at the Federal University in São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Eleonora Menicucci de. Fórum: violência sexual e saúde. Introdução. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.2, pp. 455-458. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200022.

Este fórum enfoca a resposta do setor saúde à violência sexual contra as mulheres, a partir da análise da política formulada pelo Ministério da Saúde do Brasil e da rotina de dois serviços universitários. Assume como pressuposto que a abordagem da violência se-xual exige que seja problematizada a autonomia das mulheres em relação ao seu corpo e, por conseguinte, o seu direito ao aborto. Esta vinculação intrínseca da violência sexual com questões de forte apelo moral e político tem contribuído para a relativa lentidão nas respostas do setor público de saúde. No entanto, a experiência de dois serviços universitários, pioneiros no atendimento a mulheres estupradas, demonstra a importância da presença destes conteúdos na formação do profissional de saúde, bem como a necessidade de ampliar o acesso das mulheres e garantir a continuidade do atendimento.

Keywords : Violência Sexual; Aborto; Violência Contra a Mulher; Serviços de Saúde da Mulher.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese