SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Dietary factors and oral cancer: a case-control study in Greater Metropolitan São Paulo, BrazilGovernance and regulation in health: challenges for health management in Greater Metropolitan São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GOMES, Romeu; NASCIMENTO, Elaine Ferreira do  and  ARAUJO, Fábio Carvalho de. Por que os homens buscam menos os serviços de saúde do que as mulheres? As explicações de homens com baixa escolaridade e homens com ensino superior. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.3, pp. 565-574. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000300015.

O estudo tem como objetivo analisar as explicações presentes em discursos masculinos para a pouca procura dos homens por serviços de saúde. O método do estudo baseia-se numa abordagem de pesquisa qualitativa. A representação do cuidar como tarefa feminina, as questões relacionadas ao trabalho, a dificuldade de acesso aos serviços e a falta de unidades especificamente voltadas para a saúde do homem são os principais motivos expressos pelos sujeitos para a pouca procura pelos serviços de saúde. Conclui-se, dentre outros aspectos, que o imaginário social que vê o homem como ser invulnerável acaba contribuindo para que ele menos se cuide e mais se exponha a situações de risco.

Keywords : Saúde do Homem; Serviços de Saúde; Identidade de Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese