SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Dengue: sero-epidemiological survey and virological surveillance in Campinas, São Paulo, BrazilDepression and clinical illness: comorbidity in a geriatric outpatient clinic author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NUTO, Sharmênia de Araújo Soares; NATIONS, Marilyn Kay  and  COSTA, Íris do Céu Clara. Aspectos culturais na compreensão da periodontite crônica: um estudo qualitativo. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.3, pp. 681-690. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000300026.

Este artigo teve como objetivo analisar concepções, crenças, atitudes e modelos explicativos para a doença em portadores de periodontite crônica, visando a colaborar na comunicação clínica entre cirurgiões-dentistas e pacientes, e contribuir para a adesão consciente ao tratamento. A amostra da pesquisa constou de vinte pacientes provenientes dos cursos de especialização em periodontia da Universidade de Fortaleza e da Associação Brasileira de Odontologia, em Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados deu-se no período de outubro de 2004 a janeiro de 2005. Referencial metodológico qualitativo foi utilizado para a interpretação da subjetividade dos pacientes. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas no intuito de obter relatos de "experiências vividas" dos doentes. Para a análise temática do discurso, empregaram-se: as categorias empíricas constituídas no próprio estudo, as freqüências simples e os percentuais calculados e o refinamento das classificações por temas. A partir dos relatos examinados, foi possível analisar que os pacientes compreendem o processo saúde-doença periodontal por meio da intermediação do conhecimento popular e científico, do envolvimento das condições de vida e de trabalho e do acesso ao serviço de qualidade, ou seja, eles não incorporam somente o discurso biomédico.

Keywords : Periodontite; Autocuidado; Educação em Saúde; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese