SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue7Factors associated with sexual debut among adolescents enrolled in a family health unit in East Side São Paulo, BrazilInequalities in clinical breast examination in São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BARETTA, Elisabeth; BARETTA, Marly  and  PERES, Karen Glazer. Nível de atividade física e fatores associados em adultos no Município de Joaçaba, Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.7, pp. 1595-1602. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000700010.

Estimou-se a prevalência de inatividade física na população adulta do Município de Joaçaba, Santa Catarina, Brasil, e os fatores associados. Foi realizado um estudo transversal de base populacional domiciliar, com indivíduos de 20 a 59 anos, de ambos os sexos (n = 579). Utilizou-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), na forma curta, para estimar o nível de atividade física. Foram realizadas análises descritivas e regressão de Poisson. A taxa de resposta foi de 99,6%. A prevalência de indivíduos classificados como inativos fisicamente foi de 57,4% (IC95%: 53,4-61,4). A presença de inatividade física apresentou-se associada positivamente a indivíduos que não trabalhavam ou não eram aposentados, àqueles com renda familiar superior a mil reais mensais, idade superior a trinta anos, presença de índice de massa corporal maior ou menor que o padrão normal e a indivíduos que auto-avaliaram dificuldades de locomoção, independentemente do sexo. A prevalência de inatividade física encontrada foi menor que nos outros estudos de base populacional já realizados no país. Os resultados podem auxiliar a implantação de políticas públicas que estimulem a população à prática regular de exercícios.

Keywords : Atividade Motora; Adulto; Prevalência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese