SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue9Leptospirosis in Uraba, Antioquia, Colombia: a seroepidemiological and risk factor survey in the urban populationThe Brazilian Ministry of Health policy model in the 1990s author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

NATIONS, Marilyn K.  and  GOMES, Annatália Meneses de Amorim. Cuidado, "cavalo batizado" e crítica da conduta profissional pelo paciente-cidadão hospitalizado no Nordeste brasileiro. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.9, pp. 2103-2112. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000900018.

Trata-se de pesquisa antropológica com o objetivo de revelar a apreciação do paciente-cidadão sobre a conduta profissional num hospital geral público, em Fortaleza, Ceará, Brasil. De janeiro a julho de 2005, foi acompanhado o percurso de 13 informantes-chaves durante a hospitalização, e sua narrativa da experiência, analisada. Constata-se que o paciente avalia os gestos e expressões dos cuidadores durante todo o percurso. Valoriza mais, no profissional, a competência humana de ser afetivo, de conversar e incluí-lo em decisões clínicas, do que sua habilidade técnica. Critica a atitude distante, fria e bruta, metaforicamente comparada a um cavalo batizado. Sugere uma ação profissional afetiva, empática e ética e uma comunicação clínica respaldada na fala, na conversa e no costume da vida cotidiana nordestina. Argumenta-se que essa voz legítima e crítica do paciente-cidadão oferece valiosas pistas para transformar a conduta profissional, remoralizar o paciente e construir o hospital humano no contexto de desigualdades sociais.

Keywords : Relações Médico-Paciente; Humanização da Assistência; Assistência à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )