SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue9All-cause mortality among Japanese-Brazilians according to nutritional characteristicsGovernment regulation of the private health care market in Brazil: a history of disputes author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MENDOZA-SASSI, Raúl A. et al. Avaliando o conhecimento sobre pré-natal e situações de risco à gravidez entre gestantes residentes na periferia da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.9, pp. 2157-2166. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000900023.

O objetivo deste artigo foi avaliar o conhecimento que gestantes têm sobre pré-natal e situações de risco à gravidez, todas residentes na periferia da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Foi realizado estudo transversal com aplicação domiciliar de questionário-padrão a todas as gestantes residentes na periferia da cidade de Rio Grande, por entrevistadores previamente treinados. Investigaram-se características demográficas, condições sócio-econômicas e reprodutivas, bem como conhecimento sobre pré-natal e situações de risco à gravidez. Foram entrevistadas 367 gestantes, oriundas de uma amostra não aleatória. Com exceção do exame de urina e teste para HIV referidos espontaneamente como necessários, os demais procedimentos foram referidos por não mais do que 30% delas. Toque vaginal, exames de mamas e citopatológico de colo uterino foram referidos em, no máximo, 7%. Somente dois terços mencionaram sangramento vaginal e dores abdominais como sinais de gravidade. Os demais sinais e sintomas foram referidos por, no máximo, um terço delas. Conclui-se que o conhecimento de exames durante o pré-natal, bem como de situações que indicam gravidade, esteve muito aquém do desejado. A melhoria desse nível de esclarecimento pode contribuir para a redução da morbi-mortalidade materno-infantil.

Keywords : Cuidado Pré-natal; Conhecimentos [Atitudes e Prática em Saúde]; Saúde Materno-Infantil; Pobreza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese