SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue9Reproducibility of a food frequency questionnaire for adolescentsClinical and epidemiological determinants of sodium and potassium levels in the colostrum of nursing mothers with and without hypertension in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COELHO, Harnoldo Colares; PERDONA, Gleici Castro; NEVES, Fátima Regina  and  PASSOS, Afonso Dinis Costa. Prevalência e fatores de risco para a infecção pelo HIV em penitenciária brasileira. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.9, pp. 2197-2204. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000900027.

A infecção pelo HIV em presidiários alcança uma das maiores prevalências entre subgrupos populacionais específicos, com taxas de até 17%, já tendo sido descritas no Brasil e no mundo. Esta pesquisa objetivou estimar a prevalência do marcador do HIV e fatores de risco para essa infecção na população masculina carcerária da Penitenciária de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, no período de maio a agosto de 2003. Do total de 1.030 presidiários, foram sorteados 333 participantes por amostragem aleatória simples, os quais foram submetidos à aplicação de um questionário padronizado e coleta de sangue. Para diagnóstico sorológico do HIV foi utilizado o ensaio imunoenzimático (ELISA) e reação de imunofluorescência indireta. A prevalência global do HIV nos presidiários foi de 5,7% (IC95%: 3,2-8,2). Todas as variáveis que mostraram associação com presença do anti-HIV, por meio de análise univariada, foram submetidas a modelo multivariado de regressão logística não condicional. As variáveis que se mostraram preditoras de forma independente da infecção pelo HIV foram: tempo total da pena a ser cumprida inferior a cinco anos e compartilhamento de agulhas e seringas.

Keywords : HIV; Prisões; Prevalência; Fatores de Risco.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English