SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue9HIV prevalence and risk factors in a Brazilian penitentiaryAmerican tegumentary leishmaniasis in children: epidemiological aspects of cases treated in Manaus, Amazonas, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SIRIO, Marília Alfenas de Oliveira et al. Estudo dos determinantes clínicos e epidemiológicos das concentrações de sódio e potássio no colostro de nutrizes hipertensas e normotensas. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.9, pp. 2205-2214. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000900028.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar se a hipertensão arterial e outras variáveis clínicas e epidemiológicos influenciam as concentrações de sódio e potássio no colostro de 48 horas de nutrizes. Para tal, contou-se com a participação de 105 nutrizes, sendo 72 (68,6%) normotensas e 33 (31,4%) hipertensas. Coletou-se uma única amostra de colostro de 48 horas de cada nutriz, no período da manhã. As amostras foram analisadas em fotômetro de chama para determinação das concentrações de sódio e potássio. Quando se testaram as associações das concentrações de sódio e potássio com as variáveis: idade, paridade, história familiar de hipertensão, idade gestacional, peso do recém-nascido e fatores socioeconômicos, encontrou-se associação significativa da idade das nutrizes com a concentração de potássio no colostro. As médias das concentrações de sódio e potássio no colostro das nutrizes normotensas e hipertensas não apresentaram diferenças significativas. Portanto, a prática de aleitamento materno por nutrizes hipertensas provavelmente não aumenta o risco de seus filhos desenvolverem a hipertensão arterial na idade adulta.

Keywords : Colostro; Hipertensão; Sódio; Potássio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese