SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue9American tegumentary leishmaniasis in children: epidemiological aspects of cases treated in Manaus, Amazonas, BrazilIntra-domiciliary capture of Panstrongylus rufotuberculatus (Champion, 1899) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) in Piura, Peru author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PINTO, Diana de Souza et al. Sexualidade e vulnerabilidade ao HIV em saúde mental: um estudo de base etnográfica de instituições psiquiátricas. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.9, pp. 2224-2233. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007000900030.

Este artigo apresenta dados da fase formativa, de base etnográfica, do Projeto Interdisciplinar em Sexualidade, Saúde Mental e AIDS (PRISSMA) patrocinado pelo National Institute of Mental Health (NIMH) e desenvolvido em duas instituições psiquiátricas da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. São descritos e discutidos os resultados obtidos nas observações etnográficas, grupos focais e entrevistas com informantes-chave realizados com diferentes grupos de profissionais de saúde mental e usuários de saúde mental do hospital-dia e/ou em tratamento ambulatorial, relativos às concepções de sexualidade e vulnerabilidade para o HIV. Os resultados sugerem uma diversidade de relatos e noções sobre o exercício da sexualidade por ambos os grupos e aponta para o alto risco sexual para o HIV nessa população psiquiátrica. Esta fase formativa embasou a adaptação cultural e a criação de uma intervenção brasileira para prevenção desse vírus em portadores de transtornos mentais graves cuja viabilidade foi avaliada com sucesso na fase piloto.

Keywords : Sexualidade; Vulnerabilidade em Saúde; HIV; Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English