SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue11Association between contextual factors and self-rated health: a systematic review of multilevel studiesEvidence of the impact of vitamin A supplementation on maternal and child health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TESCH, Flávia Cariús; OLIVEIRA, Branca Heloísa de  and  LEAO, Anna. Mensuração do impacto dos problemas bucais sobre a qualidade de vida de crianças: aspectos conceituais e metodológicos. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.11, pp. 2555-2564. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007001100003.

As crianças estão sujeitas a problemas de saúde bucal que podem causar impacto na sua vida diária e na vida de suas famílias. A necessidade de instrumentos para acessar o impacto da saúde bucal na qualidade de vida das crianças tem sido ressaltada, e questionários foram desenvolvidos ou adaptados para este grupo específico. O objetivo deste trabalho é descrever os instrumentos de mensuração do impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças e as dificuldades para esta mensuração. Entre esses instrumentos destacamos o Child Oral Health Quality of Life Questionnaire, para crianças de 6-7, 8-10 e 11-14 anos; o Child-Oral Impacts on Daily Performances, para a idade de 11-12 anos e o Early Childhood Oral Health Impact Scale para a faixa etária de 2-5 anos. Apesar dos progressos nessa área, mais estudos são necessários para a elaboração de medidas que abordem a criança dentro do processo dinâmico de saúde e doença no seu contexto psicológico, familiar e social, e a utilização, tanto na prática clínica quanto na pesquisa, dos instrumentos existentes deve ser estimulada.

Keywords : Saúde Bucal; Saúde da Criança; Qualidade de Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese