SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue11Measuring the impact of oral health problems on children's quality of life: conceptual and methodological issuesValidation of the Edinburgh Postnatal Depression Scale (EPDS) in a sample of mothers from the 2004 Pelotas Birth Cohort Study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Julicristie Machado de  and  RONDO, Patrícia Helen de Carvalho. Evidências do impacto da suplementação de vitamina A no grupo materno-infantil. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.11, pp. 2565-2575. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007001100004.

O objetivo deste artigo é reunir os resultados de revisões sistemáticas e metanálises sobre o efeito da suplementação de vitamina A no crescimento, morbi-mortalidade infantil, materna e fetal. Foi realizada uma busca criteriosa nas bases de dados bibliográficos PubMed, Embase, LILACS, PAHO, Biblioteca Cochrane, Banco de Teses da CAPES, Biblioteca Digital de Teses da USP e acervo da Biblioteca Central da UNIFESP, localizando-se 14 trabalhos publicados entre 1993 e 2006. Há evidências de que a suplementação de vitamina A em crianças esteja associada à redução de 23% a 30% no risco de morte e atenuação da gravidade do quadro de sarampo e diarréia. Não há evidências de que a intervenção em crianças reduza a incidência de pneumonia não associada ao sarampo e mortalidade por essa causa. Em crianças e gestantes com HIV/AIDS, a suplementação apresenta impacto positivo na morbi-mortalidade infantil e no peso ao nascer. Não há evidências de que a suplementação em gestantes e lactantes esteja associada à redução da morbi-mortalidade infantil, mas há indicação de que essa intervenção seja protetora em relação à morbidade materna.

Keywords : Vitamina A; Deficiência de Vitamina A; Saúde Materno-Infantil; Metanálise [Tipo de Publicação].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese