SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue11Work-related musculoskeletal complaints by women in a social rehabilitation centerModeling of dengue incidence in Paraíba State, Brazil, using distributed lag models author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ARAUJO JUNIOR, Naidilton Lantyer Cordeiro de  and  ATHANAZIO, Daniel Abensur. Terapia de reposição hormonal e o câncer do endométrio. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.11, pp. 2613-2622. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007001100009.

A reposição hormonal para alívio dos sintomas menopausais é amplamente utilizada em todo o mundo. A evolução do conhecimento sobre os riscos deste tratamento sempre foi mais lenta do que sua aplicação na prática clínica. Na década de 70, um aumento de incidência de câncer do endométrio ocorreu nos países desenvolvidos sendo que a terapia de estrógenos exógenos na menopausa foi o principal fator relacionado. Nas décadas de 80 e 90, a combinação entre estrógenos e progestínicos passou a ser largamente utilizada com base na premissa de que apresentava efeitos benéficos sobre os sistemas cardiovascular e osteoarticular, sem aumento no risco de câncer uterino. Entretanto, relatos recentes novamente questionam a segurança da reposição hormonal e, desta vez, apontam para o risco maior de câncer total e doença cardiovascular nos esquemas combinados. Concluímos neste trabalho que os riscos recentemente relacionados à terapia combinada têm grande potencial de impacto na Saúde Pública, e este esquema não é indicado para proteção do risco de carcinoma endometrial uma vez que seus riscos superam os benefícios.

Keywords : Terapia de Reposição Hormonal; Neoplasias do Endométrio; Saúde da Mulher.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese