SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue11Modeling of dengue incidence in Paraíba State, Brazil, using distributed lag modelsMortality, years of life lost, and incidence of occupational accidents in the State of Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEITE, Maurício Soares; SANTOS, Ricardo Ventura  and  COIMBRA JR., Carlos E. A.. Sazonalidade e estado nutricional de populações indígenas: o caso Wari', Rondônia, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, n.11, pp. 2631-2642. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007001100011.

A despeito da relevância do tema, as condições de alimentação e nutrição das populações indígenas no Brasil permanecem largamente desconhecidas. O presente estudo examina o caso de uma comunidade Wari', povo indígena localizado em Rondônia, no sudoeste amazônico. Foram realizados dois inquéritos antropométricos de modo a investigar a situação nutricional da população e analisar variações sazonais. Nos inquéritos, seis meses aparte, foram examinados 279 e 266 indivíduos com idades entre zero e 87 anos. As prevalências de baixa estatura (61,7%) e peso (51,7%) entre as crianças menores de cinco anos estão entre as mais elevadas já registradas na literatura sobre populações indígenas no Brasil. Sobrepeso e obesidade não são expressivos na população, seja qual for a faixa etária considerada. Os perfis antropométricos indicam condições mais desfavoráveis durante os meses de chuva, quando as prevalências de desnutrição em crianças aumentam e adultos de ambos os sexos apresentam menores médias de peso corporal. Aponta-se para a necessidade de se considerar a sazonalidade na definição de rotinas de vigilância nutricional e na discussão dos perfis de nutrição de povos indígenas.

Keywords : Estado Nutricional; Índios Sul-Americanos; Saúde Indígena; Antropometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese