SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Saturation sampling in qualitative health research: theoretical contributionsPhysical activity in young adults and the elderly in areas covered by primary health care units in municipalities in the South and Northeast of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FERREIRA, Ana Lúcia  and  SOUZA, Edinilsa Ramos de. Análise de indicadores de avaliação do atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.1, pp. 28-38. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100004.

A avaliação do atendimento a crianças vítimas de violência, baseada em indicadores, ainda é pouco realizada em nosso país. Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente indicadores empregados em pesquisas sobre serviços que atendem a crianças/adolescentes em situação de violência. Para tal, foi realizado estudo exploratório para o qual foram selecionados cinco trabalhos realizados em quatro serviços: duas organizações não-governamentais de duas cidades do interior do Estado de São Paulo e duas da cidade do Rio de Janeiro: uma não-governamental e outra governamental. A análise buscou identificar os indicadores utilizados (de estrutura, processo ou resultado) e a que aspecto da atenção eles se propunham mensurar (dinâmica do atendimento, adesão ao tratamento, resolutividade e integração com a rede). Foram identificados e discutidos 18 indicadores de processo e nove de resultado. Sugere-se um conjunto mínimo de indicadores considerados essenciais para a realização de uma avaliação do atendimento a crianças/adolescentes e suas famílias.

Keywords : Cuidados Médicos; Violência; Criança; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese