SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Physical activity in young adults and the elderly in areas covered by primary health care units in municipalities in the South and Northeast of BrazilIdentification of key areas for Aedes aegypti control through geoprocessing in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CHIESA, Anna M.; WESTPHAL, Marcia F.  and  AKERMAN, Marco. Doenças respiratórias agudas: um estudo das desigualdades em saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.1, pp. 55-69. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100006.

Apresentam-se as desigualdades em saúde valendo-se das doenças respiratórias agudas na infância na área de abrangência de um centro de saúde na cidade de São Paulo, Brasil, para subsidiar o planejamento local de ações de promoção da saúde. O trabalho se fundamentou em estudos ecológicos que utilizam a área geográfica como unidade de análise, permitindo a comparação de indicadores de saúde e sócio-econômicos mediante dados censitários. Foram construídos indicadores de "inserção social" e de "qualidade do domicílio", gerando o "índice potencial de exposição" que reflete as condições de risco para o adoecimento por agravos respiratórios. O tratamento estatístico incluiu o agrupamento pela técnica de cluster. Foram identificados quatro grupos sociais homogêneos nas condições de risco para as doenças respiratórias agudas. Os grupos III e IV - com as piores condições sócio-econômicas - mostraram diferenciais importantes em relação aos grupos I e II. Os diferenciais de mortes por pneumonia encontrados, sugerem iniqüidades em saúde. Os resultados permitiram a localização geográfica de maior e menor concentração das carências relativas às condições de vida e a comparação entre os setores censitários para o reconhecimento de necessidades distintas, que subsidiem propostas para a articulação intersetorial.

Keywords : Doenças Respiratórias; Bem-Estar da Criança; Desigualdades em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese