SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Acute respiratory diseases: a study on health inequalitiesCharacteristics associated with use of dental services by dentate and edentulous elders: the SB Brazil Project author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LAGROTTA, Marcos Thadeu Fernandes; SILVA, Wellington da Costa  and  SOUZA-SANTOS, Reinaldo. Identificação de áreas chave para o controle de Aedes aegypti por meio de geoprocessamento em Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.1, pp. 70-80. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100007.

Este trabalho tem como objetivo discutir o uso da análise de dados espaciais na identificação de conglomerados urbanos chave para o controle de Aedes aegypti, tendo como base os resultados do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em novembro de 2004 no Município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram analisados em duas escalas: bairros e quarteirões, sendo os índices de infestação predial atribuídos aos polígonos dos bairros e os índices de Breteau atribuídos aos quarteirões. A interpolação e alisamento por meio de Kernel foi utilizada na análise dos padrões espaciais dos índices. Foram trabalhados pelo LIRAa um total de 15.163 imóveis distribuídos em 2.182 quarteirões agrupados em 33 estratos. O padrão de distribuição espacial do índice de Breteau por quarteirões indicou cinco áreas com alta e média densidades de criadouros positivos para Ae. aegypti, evidenciando seis conglomerados de quarteirões com alta densidade larvária, estratégicos para as ações de controle. O método mostrou-se ideal para a análise espacial dos indicadores entomológicos e de fácil operacionalização pelo serviço.

Keywords : Aedes; Dengue; Controle de Vetores; Análise Espacial.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English