SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Identification of key areas for Aedes aegypti control through geoprocessing in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro State, BrazilEpidemiological profile of pertussis in Rio Grande do Sul State, Brazil: a study of the correlation between incidence and vaccine coverage author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MARTINS, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima; BARRETO, Sandhi Maria  and  PORDEUS, Isabela Almeida. Características associadas ao uso de serviços odontológicos entre idosos dentados e edentados no Sudeste do Brasil: Projeto SB Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.1, pp. 81-92. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100008.

Investigou-se o uso de serviços odontológicos entre idosos dentados e edentados residentes na Região Sudeste do Brasil, participantes do inquérito saúde bucal realizado pelo Ministério da Saúde em 2002/2003. Os idosos que usaram serviço há menos de um ano foram comparados aos que usaram há mais de um ano. Do total, 345 eram dentados e 669 edentados, sendo a prevalência de uso, 32% e 11%, respectivamente. Na regressão logística multivariada entre dentados, o uso foi maior entre idosos que percebiam a fala influenciada pela saúde bucal e menor entre residentes rurais; com menor renda; que usaram por problema bucal; que tinham sextante excluído; que necessitavam de prótese e que percebiam a aparência como péssima. Entre edentados, o uso foi maior entre idosos com 5-8 anos de escolaridade; que relatavam sensibilidade dolorosa; que percebiam a aparência como péssima; e menor entre idosos que usaram por problema bucal e que percebiam o relacionamento afetado pela condição bucal. A análise mostrou diferenças entre dentados e edentados. O menor uso entre idosos que mais necessitam sugere iniqüidade no acesso aos serviços odontológicos.

Keywords : Assistência Odontológica para Idosos; Serviços de Saúde Bucal; Boca Edentada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese