SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Use of dental services by preschool children in Canela, Rio Grande do Sul State, BrazilFactors associated with dietary quality among adults in Greater Metropolitan São Paulo, Brazil, 2002 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

UGA, Maria Alicia D. et al. Uma análise das operadoras de planos próprios de saúde dos hospitais filantrópicos no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.1, pp. 157-168. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100016.

Este artigo caracteriza os hospitais filantrópicos com operadoras de planos de saúde, as operadoras em si, considerando seu nível de autonomia em relação aos hospitais e seu grau de desenvolvimento gerencial a partir de um estudo nacional. Foi constituída uma amostra aleatória de hospitais individuais e considerado o universo dos conglomerados hospitalares. Considerando as recusas e substituições restaram 112 hospitais individuais e dez conglomerados hospitalares. As operadoras de hospitais filantrópicos não operam exatamente dentro do mercado de planos, onde se encontra a maior parte das operadoras - seguradoras, empresas de medicina de grupo e cooperativas médicas. Não se constituem como operadoras típicas, mas funcionam a partir de "dentro da própria entidade ou hospital", quase sempre em condições limitadas de estruturas de gestão e com pouca autonomia em relação às entidades que as abrigam. Observa-se um peso maior dos planos individuais em relação aos produtos coletivos, diferentemente do resto do mercado, o que além de outras determinações pode também ser decorrente de sua limitada capacidade gerencial.

Keywords : Planos de Saúde; Hospitais Filantrópicos; Assistência Hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese