SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Access to and utilization of dental services in the State of Rio de Janeiro, Brazil: an exploratory study based on the 1998 National Household Sample SurveyEvaluation of coverage by family health teams for fatal stroke victims in Maringá, Paraná State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CHOR, Dóra et al. Versão brasileira da escala effort-reward imbalance para avaliação de estresse no trabalho. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.1, pp. 219-224. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100022.

O modelo que relaciona esforços empreendidos e recompensas geradas a partir do trabalho (effort-reward imbalance - ERI) tem sido utilizado para avaliar o impacto, na saúde, do estresse no ambiente de trabalho. Neste artigo, descrevemos o processo de adaptação transcultural do questionário ERI, do Inglês para o Português, bem como algumas de suas propriedades psicométricas como a consistência interna, confiabilidade teste-reteste e estrutura de fatores. Desenvolvemos a versão para o Português por meio do processo de tradução/retradução, e conduzimos estudo de confiabilidade teste/reteste com 111 profissionais de saúde e funcionários de uma universidade. Dentre esses, 89 participantes com dados completos participaram das análises. As estimativas de confiabilidade (coeficiente de correlação intraclasse) das três dimensões da escala, "esforço", "recompensa" e "excesso de compromisso" foram de 0,76, 0,86, e 0,78, respectivamente. Estimativas de consistência interna (alpha de Cronbach) para essas mesmas dimensões foram de 0,68, 0,78, e 0,78. A estrutura de fatores, obtida por meio de análise fatorial exploratória, mostrou-se bastante consistente com as bases teóricas do modelo. Esses resultados representam as primeiras evidências favoráveis à aplicação, na pesquisa epidemiológica, da versão brasileira da escala ERI, especialmente em grupos populacionais com características sócio-econômicas semelhantes àquelas da população de estudo.

Keywords : Reprodutibilidade dos Resultados; Estresse; Ambiente de Trabalho; Trabalho.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English