SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The Brazilian version of the effort-reward imbalance questionnaire to assess job stress author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BAPTISTA, Eliane Katsume Kikumoto; MARCON, Sonia Silva  and  SOUZA, Regina Kazue Tanno de. Avaliação da cobertura assistencial das equipes de saúde da família às pessoas que faleceram por doenças cerebrovasculares em Maringá, Paraná, Brasil . Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.1, pp. 225-229. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100023.

O processo de trabalho no Programa Saúde da Família (PSF) permite às equipes estabelecer relações de vínculo, acolhimento e responsabilização pela população adscrita e identificar grupos populacionais em situação de risco. O monitoramento proporciona o levantamento de problemas e avaliação das ações executadas. Considerando-se que um dos propósitos do controle da hipertensão arterial é a redução da mortalidade por doenças cerebrovasculares, o objetivo deste trabalho foi identificar a cobertura, acompanhamento e qualidade da assistência prestada às pessoas residentes em áreas de atuação do PSF que faleceram por doenças cerebrovasculares, a partir da consulta aos cadastros familiares (Ficha A), acompanhamento (Ficha B) e prontuários nas unidades básicas de saúde. Os resultados revelaram baixa cobertura, com 33,3% de cadastramento na Ficha A, acompanhamento de 4,9% dos óbitos e ausência de anotação de atendimento nos prontuários como situação predominante (52,4%). A análise da assistência a esse grupo ratificou a fragmentação e desarticulação entre os diferentes sistemas de informação. Estimular o uso dos dados disponíveis e melhorar o seu registro são imprescindíveis para a institucionalização da prática avaliativa e organização do trabalho na ótica da vigilância à saúde.

Keywords : Doenças Cardiovasculares; Hipertensão; Sistemas de Informação; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese