SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Diet and cancer in Northeast Brazil: evaluation of eating habits and food group consumption in relation to breast cancerPremenstrual symptoms and syndrome according to age at menarche in a 1982 birth cohort in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAMPOS, Valdir Ribeiro et al. Prevalência do beber e dirigir em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.4, pp. 829-834. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000400013.

Os problemas decorrentes do consumo de álcool em motoristas são estudados internacionalmente, e estudos epidemiológicos indicam alta prevalência de morbidade e mortalidade relacionadas ao beber e dirigir, entretanto existem escassos dados nacionais a respeito. Neste presente estudo, 913 condutores de veículos foram parados, em vias públicas de tráfego com maiores concentrações de bares, restaurantes e casas noturnas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e solicitados que respondessem a um questionário e fizessem o teste do bafômetro ativo. Esta pesquisa foi realizada no mês de dezembro de 2005 e dezembro de 2006. Para tanto, adotamos a metodologia do tipo pontos de fiscalização de sobriedade utilizada internacionalmente. Na nossa amostra, 38,0% dos motoristas apresentavam algum traço de álcool no ar expirado e 19,6% estavam com níveis de álcool iguais ou acima dos limites legais (0,6g/l). Esses dados foram cinco vezes maiores do que aqueles encontrados em pesquisas semelhantes, em outros países. Os achados deste estudo sugerem a relevância do problema na cidade de Belo Horizonte (e provavelmente no Brasil), a necessidade de pesquisas permanentes, do desenvolvimento de políticas públicas específicas para o assunto e do eficaz cumprimento da lei existente.

Keywords : Consumo de Bebidas Alcoólicas; Condução de Veículo; Legislação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese