SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Life expectancy among elderly Brazilians in 2003 according to different levels of functional disabilityFamily Health Program implementation in municipalities in Mato Grosso State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COELHO, Flávio Codeço; CODECO, Cláudia Torres  and  STRUCHINER, Claudio José. Tratamento completo de incertezas num modelo para estimativa do R0 do dengue. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.4, pp. 853-861. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000400016.

Em processos epidêmicos reais, o número básico de reprodução R0, é o resultado conjunto de múltiplos eventos probabilísticos. Entretanto, é modelado freqüentemente como função determinística de variáveis epidemiológicas. O artigo discute a importância do tratamento adequado das incertezas nesse tipo de modelo, por meio da comparação de dois métodos de análise de incerteza: análise de incerteza Monte Carlo (MCUA) e o método de Bayesian melding (BM). Os dois métodos são aplicados a um modelo para determinar o R0 do dengue com base em parâmetros entomológicos. O BM produziu um tratamento completo das incertezas associadas com parâmetros do modelo. Ao contrário da MCUA, a incorporação de incertezas levou a distribuições posteriores realistas para os parâmetros e variáveis. A incorporação pelo BM de toda a informação disponível, desde dados observacionais até opiniões de especialistas, permite o uso construtivo de incertezas, gerando distribuições posteriores informativas para todos os componentes do modelo que são coerentes enquanto conjunto.

Keywords : Teorema de Bayes; Dengue; Modelos Epidemiológicos; Incerteza.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English