SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Complete treatment of uncertainties in a model for dengue R0 estimationSize at birth and height in early adolescence: a prospective birth cohort study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CANESQUI, Ana Maria  and  SPINELLI, Maria Angélica do Santos. A implementação do Programa Saúde da Família em municípios do Estado de Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.4, pp. 862-870. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000400017.

O artigo analisa alguns aspectos do processo de implementação do Programa Saúde da Família (PSF), nas seguintes dimensões: resultados; condições e funcionamento dos mecanismos institucionais; estruturas organizacionais; fluxo e regularidade do repasse dos recursos financeiros; disponibilidade e capacitação dos recursos humanos. Estudaram-se sete municípios do Estado de Mato Grosso, Brasil, usando-se fontes de dados secundários e primários, oriundos de entrevistas com diferentes agentes. É pesquisa avaliativa, com dados quantitativos e qualitativos. Conclui-se o seguinte: diferentes graus de implantação, de modelos de PSF e abrangência de cobertura populacional; adaptações das estruturas organizacionais; disponibilidade de pessoal, exceto dos auxiliares de enfermagem; disponibilidade de financiamento, com dificuldades no seu fluxo e outros fatores institucionais que dificultam ou favorecem o microprocesso de implementação do programa, nas instâncias municipais.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Programa Saúde da Família; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese