SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5Mortality due to ill-defined causes in Brazil (1979-2002) and a predictive model for agePrematurity and associated factors in Santa Catarina State, Brazil, in 2005: an analysis based on data from the Information System on Live Births author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA, Vanessa de Lima; LEAL, Márcia Carréra Campos; MARINO, Jacira Guiro  and  MARQUES, Ana Paula de Oliveira. Associação entre carência social e causas de morte entre idosos residentes no Município de Recife, Pernambuco, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.5, pp. 1013-1023. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000500008.

Este trabalho objetivou analisar a associação entre carência social e causas de morte da população idosa residente na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, no ano 2000. Realizou-se um estudo ecológico, cuja unidade de análise foi composta por 94 bairros e cinco estratos de carência social. A variável independente consistiu de um indicador composto de carência social, obtido para cada bairro e calculado através da técnica de formação de escores, a partir de variáveis censitárias: abastecimento de água, instalação sanitária, analfabetismo, anos de estudo e renda do chefe de domicílio. As variáveis dependentes foram: coeficiente de mortalidade em maiores de 60 anos e coeficientes específicos em causa básica do óbito. A associação foi calculada através do coeficiente de correlação de Pearson, regressão linear e razão de mortalidade entre os estratos de carência social formados a partir do agrupamento dos bairros por quintil do indicador. Os dados referem correlação positiva estatisticamente significativa da carência social com a mortalidade de idosos ocasionada por pneumonia, desnutrição protéico-calórica, tuberculose, diarréia/gastroenterite e acidentes de transporte e correlação negativa para mortes por neoplasias de brônquios/pulmões e de mama.

Keywords : Mortalidade; Idoso; Desigualdade Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese