SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5Impact of hospitalization on breastfeeding practices in a pediatric hospital in Salvador, Bahia State, BrazilPrevalence of childhood stress and associated factors: a study of schoolchildren in a city in Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COSTA FILHO, Luiz Cesar da et al. Análise do impacto econômico-assistencial de duas abordagens para redução de custos em um plano odontológico de autogestão. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.5, pp. 1071-1081. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000500014.

O presente estudo avaliou a assistência odontológica fornecida a cerca de 4 mil funcionários e dependentes de um hospital privado. A análise foi dividida em três momentos: (1) linha de base (controle): quando a assistência odontológica fornecida era terceirizada por uma empresa que operava com rede credenciada, (2) quando houve uma renegociação de preços com a prestadora original e (3) quando a assistência era feita por um serviço de odontologia próprio sem a intermediação de uma prestadora e com profissionais remunerados através de valores fixos. Foram coletados mensalmente dados econômicos e sobre o tipo e número de procedimentos realizados. A renegociação de preços reduziu os custos em cerca de 37% em relação à linha de base, ao passo que o serviço próprio reduziu os custos em 50%. A renegociação de preços provocou uma diminuição de 31% no número de procedimentos realizados sem modificar o perfil da assistência, ao passo que o serviço próprio não causou diminuição na quantidade de serviços, mas modificou o padrão da assistência, pois se aumentaram os procedimentos relacionados com as causas das patologias e reduziram-se os procedimentos cirúrgico-restauradores.

Keywords : Planejamento em Saúde; Redução de Custos; Seguro Odontológico; Saúde Bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese