SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5Hepatitis B vaccination among primary health care workersAdequacy of prenatal care as a major determinant of folic acid, iron, and vitamin intake during pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DONALISIO, Maria Rita et al. Aspectos climáticos em áreas de transmissão de hantavirose no Estado de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.5, pp. 1141-1150. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000500021.

O objetivo deste trabalho foi investigar a distribuição espacial dos casos notificados de hantavirose (n = 80) no Estado de São Paulo, Brasil, de 1993 a 2005, e identificar os padrões climáticos locais nos anos de registro da doença. Foi utilizado o estimador de densidade de pontos de kernel que apontou maior concentração nas regiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Franca, Tupi Paulista e Grande São Paulo. O aumento do número de casos no período sugere disseminação da doença, embora se considere o aumento da capacidade diagnóstica e maior sensibilidade do sistema de saúde. Registrou-se marcada sazonalidade da hantavirose nas áreas de cerrado, com padrão comum, isto é, maior incidência em meses com baixa pluviosidade, comparados com médias dos últimos quarenta anos. Esses períodos coincidem com épocas de maior disponibilidade de alimentos a roedores em cultura de grãos, cana e outros. A colheita e armazenamento desses grãos aumentam a exposição de populações humanas aos roedores. Indicadores climáticos em conjunto com variáveis ecológicas podem compor marcadores de risco de transmissão local a serem valorizados nas ações de vigilância epidemiológica e controle da doença.

Keywords : Síndrome Pulmonar por Hantavirus; Análise Espacial; Clima.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese