SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5Adequacy of prenatal care as a major determinant of folic acid, iron, and vitamin intake during pregnancyEquity in health care and institutional trust: a communitarian view author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TRAVASSOS, Claudia. Fórum: eqüidade no acesso aos serviços de saúde. Introdução. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.5, pp. 1159-1161. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000500023.

Nesta introdução apresenta-se o Fórum sobre eqüidade no acesso aos serviços de saúde, composto por três artigos e um posfácio. O Fórum representa uma continuidade das apresentações e debates ocorridos no seminário Equitable Access to Health Care and Infectious Disease Control: Concepts, Measurements and Interventions, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz com a colaboração do Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto para o Desenvolvimento Social das Nações Unidas (UNIRISD), realizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em 2006. Acesso aos serviços de saúde e eqüidade são abordados nos artigos do Fórum de modo abrangente e contemporâneo. Um novo modelo teórico-conceitual, no qual a informação tem um papel central, é introduzido em um dos artigos. Em outro, confiança é apresentada como um valor importante para a construção de sistemas de saúde equânimes. Questões éticas nas práticas de administradores e profissionais de saúde são destacadas como aspectos geradores de iniqüidades pouco discutidos. No conjunto, os artigos apresentam novo conhecimento sobre os fatores geradores de iniqüidades no acesso aos serviços de saúde que representam uma contribuição à construção de sistemas de saúde mais justos.

Keywords : Eqüidade no Acesso; Serviços de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English