SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5Equity in health care and institutional trust: a communitarian viewIn and out: user fees and other unfortunate events during hospital admission and discharge author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

THIEDE, Michael  and  MCINTYRE, Di. Informação, comunicação e acesso eqüitativo aos cuidados de saúde: um comentário conceitual. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.5, pp.1168-1173. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000500025.

Este artigo conceitual discute a meta política do acesso eqüitativo à assistência em saúde, com um foco especial no papel da escolha. Estabelece um arcabouço teórico baseado nas três dimensões do acesso: disponibilidade, acessibilidade financeira e aceitabilidade. No que diz respeito a cada uma dessas dimensões, o "grau de ajuste" entre o sistema de saúde e os indivíduos ou comunidades tem um papel determinante no nível de acesso aos serviços de saúde, na medida em que define o conjunto de escolhas. No entanto, em última análise, é o grau de informação sobre as escolhas que determina o acesso aos serviços de saúde. Portanto, acesso é definido como liberdade de utilização. O artigo analisa a informação e suas características (que atravessam as diversas dimensões do acesso), argumentando que uma política de saúde eqüitativa deve estimular a ação comunicativa para fortalecer os indivíduos e as comunidades na expansão dos seus conjuntos de escolhas subjetivas.

Keywords : Eqüidade no Acesso; Acesso aos Serviços; Communicação em Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )