SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue9Oral cancer epidemiology in a public laboratory in Mato Grosso State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

RISSATO, Maria de Almeida Rocha; ROMANO-LIEBER, Nicolina Silvana  and  LIEBER, Renato Rocha. Terminologia de incidentes com medicamentos no contexto hospitalar. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.9, pp. 1965-1975. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000900002.

Incidentes com medicamentos geram problemas aos pacientes e custos adicionais ao sistema de saúde. A variedade de termos utilizada para comunicá-los propicia divergências nos resultados de pesquisas e confundem notificadores. Objetivou-se revisar os termos utilizados para descrever estes incidentes confrontando-os com as conceituações/definições oficiais disponíveis. Pesquisaram-se as bases PubMed, MEDLINE, IPA e LILACS para selecionar estudos publicados entre janeiro de 1990 e dezembro de 2005. Selecionaram-se 33 publicações. Verificou-se que a terminologia supranacional recomendada para descrever incidentes com medicamentos é insuficiente, mas que há consenso de uso das expressões em função do gênero do incidente. O termo Reação Adversa a Medicamento é mais utilizado quando não se verifica intencionalidade. A expressão Evento Adverso a Medicamento foi mais usada quando se descreviam incidentes durante a hospitalização; e Problema Relacionado a Medicamento foi mais utilizada em estudos que avaliaram atenção/cuidados farmacêuticos (uso/falta do medicamento). Ainda assim, a linha divisória entre essas três categorias não é clara e simples. Futuros estudos das relações entre as categorias e investigações multidisciplinares sobre erro humano podem subsidiar a proposição de novas conceituações.

Keywords : Erros de Medicação; Preparações Farmacêuticas; Relações Medicamentosas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese