SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue9Definition of priority medicines for monitoring laboratory quality in Brazil: the interface between health surveillance and the National Drug PolicyPatterns of minor psychiatric disorders among battered women treated at an emergency care unit author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FELISBERTO, Eronildo; FREESE, Eduardo; NATAL, Sonia  and  ALVES, Cinthia Kalyne de Almeida. Contribuindo com a institucionalização da avaliação em saúde: uma proposta de auto-avaliação. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.9, pp. 2091-2102. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000900015.

No âmbito das ações voltadas à institucionalização da avaliação da atenção básica em saúde no Brasil, o Ministério da Saúde propõe uma avaliação formativa, de caráter normativo, para conhecer como está a implantação do projeto Fortalecimento da Capacidade Técnica das Secretarias Estaduais de Saúde em Monitoramento e Avaliação, integrante da Política Nacional de Avaliação da Atenção Básica. Um dos objetivos foi desenvolver uma matriz de auto-avaliação utilizando a abordagem de método rápido de avaliação (REM). Este artigo apresenta as etapas concluídas na construção da matriz de auto-avaliação, acompanhado da fundamentação na qual se embasou a produção da mesma. A proposta final de auto-avaliação foi construída com base em um modelo teórico de avaliação, desenvolvido para a avaliação formativa. Inclui as principais ações propostas à gestão estadual de saúde com todos os indicadores testados, dando assim maior validade interna e consistência. A perspectiva final é que este instrumento, utilizado de forma participativa, como explicita a proposta, auxilie na identificação do alcance dos objetivos e das ações do projeto, identificando situações que podem interferir em diferentes contextos.

Keywords : Avaliação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Gestão em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese