SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue9Oral health in the context of the Family Health Program: preventive practices targeting individual and public healthUse of urine lead level as an exposure indicator and its relationship to blood lead author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BASTOS, Olga Maria  and  DESLANDES, Suely Ferreira. A experiência de ter um filho com deficiência mental: narrativas de mães. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.9, pp. 2141-2150. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000900020.

Avanços tecnológicos neonatais têm proporcionado maior sobrevida de bebês com problemas graves de saúde. Muitos terão seu desenvolvimento comprometido (deficiência mental) e demandarão cuidados diferenciados. A família necessita se reorganizar a fim de poder atender às necessidades desta criança. Esta pesquisa buscou identificar os significados construídos por estas mães diante desta situação e os obstáculos que tiveram que enfrentar para alcançar o que consideravam o melhor tratamento para os filhos. Utilizou-se como metodologia a análise de narrativas, a partir de referências da antropologia médica e da lingüística. As narrativas revelaram em seus enredos mais típicos o impacto do diagnóstico e a busca de artifícios no cotidiano para adaptar-se aos cuidados com o filho, assim como as dificuldades enfrentadas na rede pública para obterem uma atenção que consideravam adequada. A valorização dos personagens da rede de apoio revelou a importância deste tipo de suporte nestas situações.

Keywords : Crianças Portadoras de Deficiência; Saúde Mental; Narrativas Pessoais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese