SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue9Feeding preference of sand flies in the Amazon, Maranhão State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PAVAN, Fábio José; MENEGHEL, Stela Nazareth  and  JUNGES, José Roque. Mulheres idosas enfrentando a institucionalização. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.9, pp. 2187-2189. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000900025.

O tema desta pesquisa é a institucionalização de idosos sob a perspectiva dos estudos de gênero. O objetivo é entender os efeitos do processo de institucionalização na vida de idosas e estratégias para enfrentar esta situação. A metodologia é qualitativa e a pesquisa foi realizada em uma instituição de longa permanência para idosos, que atende 110 pessoas procedentes da região do Alto Uruguai, Rio Grande do Sul, Brasil. Para a coleta dos dados foram organizados grupos de discussão com a participação de dez idosas. Utilizou-se a análise de conteúdo e foram identificadas três categorias principais: o asilo como instituição total, gênero, e estratégias de enfrentamento à institucionalização. Metade das mulheres escolheu viver no asilo, enquanto que outras denunciaram a situação de internação e consideram o asilo "um depósito de velhos". A categoria gênero atravessa o fazer das mulheres que realizam atividades domésticas no "lar", para ajudar a passar o tempo. As estratégias para enfrentar o asilamento compreendem os rituais religiosos, as atividades artesanais e passeios.

Keywords : Saúde do Idoso Institucionalizado; Envelhecimento; Mulheres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese