SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue9Feeding preference of sand flies in the Amazon, Maranhão State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PAVAN, Fábio José; MENEGHEL, Stela Nazareth  and  JUNGES, José Roque. Mulheres idosas enfrentando a institucionalização. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.9, pp.2187-2189. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000900025.

O tema desta pesquisa é a institucionalização de idosos sob a perspectiva dos estudos de gênero. O objetivo é entender os efeitos do processo de institucionalização na vida de idosas e estratégias para enfrentar esta situação. A metodologia é qualitativa e a pesquisa foi realizada em uma instituição de longa permanência para idosos, que atende 110 pessoas procedentes da região do Alto Uruguai, Rio Grande do Sul, Brasil. Para a coleta dos dados foram organizados grupos de discussão com a participação de dez idosas. Utilizou-se a análise de conteúdo e foram identificadas três categorias principais: o asilo como instituição total, gênero, e estratégias de enfrentamento à institucionalização. Metade das mulheres escolheu viver no asilo, enquanto que outras denunciaram a situação de internação e consideram o asilo "um depósito de velhos". A categoria gênero atravessa o fazer das mulheres que realizam atividades domésticas no "lar", para ajudar a passar o tempo. As estratégias para enfrentar o asilamento compreendem os rituais religiosos, as atividades artesanais e passeios.

Keywords : Saúde do Idoso Institucionalizado; Envelhecimento; Mulheres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )