SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue10Meta-analysis of clinical trials on family intervention in schizophreniaStrategies for changes in primary health care: evaluating the pilot implementation of the Project on Young Men's Health in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GARRAFA, Volnei  and  LORENZO, Claudio. Imperialismo moral e ensaios clínicos multicêntricos em países periféricos. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.10, pp.2219-2226. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001000003.

Imperialismo moral é a intenção de impor padrões morais de determinadas culturas, regiões geopolíticas e países a outras culturas, regiões ou países. O Imperialismo Moral Direto pode ser exemplificado com diversos episódios recorrentes de ensaios clínicos multicêntricos promovidos por países desenvolvidos (centrais) em países pobres e em desenvolvimento (periféricos), especialmente projetos relacionados com a teoria do "double standard" de pesquisas. Com a recusa da Assembléia Geral da Associação Médica Mundial em alterar a Declaração de Helsinki, que significaria o reconhecimento moral da referida teoria, os Estados Unidos abandonaram a declaração, passando a promover seminários regionais em países periféricos com objetivo de "treinar" investigadores nas visões éticas dos interesses estadunidenses. Estes passam a ser duplicadores das idéias centrais, em diferentes instâncias das nações periféricas, caracterizando uma forma de Imperialismo Moral Indireto. O estudo propõe a construção de sistemas de regulação e de controle social para os ensaios clínicos a serem implementados nos países periféricos, por meio da formulação de normas éticas adequadas às características contextuais destes países, conjuntamente com a criação e validação de documentos normativos nacionais próprios.

Keywords : Bioética; Experimentação Humana; Ensaio Clínico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )