SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue10Moral imperialism and multi-centric clinical trials in peripheral countriesInfant death and interpretive violence in Northeast Brazil: taking bereaved Cearense mothers' narratives to heart author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BURSZTYN, Ivani. Estratégias de mudança na atenção básica: avaliação da implantação piloto do Projeto Homens Jovens e Saúde no Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.10, pp. 2227-2238. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001000004.

Visando aumentar a adesão do homem jovem ao programa de atenção à saúde do adolescente, foi desenvolvido um projeto, implantado de forma piloto em cinco unidades básicas do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Este artigo apresenta os resultados de uma avaliação conduzida ao fim do primeiro ano de implantação das ações do projeto, tendo como objetivo identificar características dos serviços que desempenham papel estratégico para mudança, assim com aqueles que contribuem para a resistência. A metodologia empregada baseia-se em técnicas de planejamento participativo e avaliação rápida (RAP). Considerando-se os princípios das práticas programáticas elaborou-se uma matriz com cinco eixos: implantação das ações do PROSAD, equipe interdisciplinar de saúde, organização da assistência, cooperação intersetorial e participação do usuário. Foram realizadas oficinas para auto-avaliação com as equipes locais. Observou-se que, apesar do bom nível de sensibilização dos profissionais, o resultado do projeto variou entre as unidades. Aspectos como a excessiva centralização e falta de flexibilidade parecem estar relacionados com a menor capacidade de incorporação de novas práticas. Por outro lado, nos serviços onde se adotaram estratégias específicas foram registrados resultados de sucesso.

Keywords : Saúde do Adolescente; Saúde do Homem; Atuação Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese