SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue10Total hair mercury in children from a coastal population in Cananéia, São Paulo State, BrazilUse of outpatient services by the elderly in the South and Northeast of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FRIAS, Paulo Germano de; PEREIRA, Pricila Melissa Honorato; ANDRADE, Carla Lourenço Tavares de  and  SZWARCWALD, Célia Landmann. Sistema de Informações sobre Mortalidade: estudo de caso em municípios com precariedade dos dados. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.10, pp. 2257-2266. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001000007.

Esse estudo foi parte de uma pesquisa realizada em aglomerados de municípios brasileiros com precariedade das informações de óbito, visando à estimação da mortalidade infantil nessas áreas no ano 2000. O artigo discute as principais fontes de informação do óbito infantil nesses municípios, assim como alguns dos problemas relacionados à operacionalização do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A metodologia adotada foi a de busca ativa de óbitos em fontes oficiais e não oficiais de informações previamente cadastradas. A busca ativa identificou 344 óbitos não processados no SIM (66% do total de óbitos). Foi observado um baixo percentual de óbitos processados no SIM oriundos das fontes oficiais: cartórios e estabelecimentos de saúde, o que assinalou para problemas tanto na notificação do óbito e emissão da declaração de óbito quanto no fluxo de informações. A elevada contribuição do Programa Agentes Comunitários de Saúde/Programa Saúde da Família na identificação de óbitos infantis aponta para a necessidade de busca ativa de informações nesta fonte como rotina nos municípios com precariedade dos dados. A insuficiente capacitação dos profissionais e a alta rotatividade de técnicos foram questões-chave para a deficiente operacionalização do sistema.

Keywords : Sistemas de Informação; Mortalidade Infantil; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese