SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue10Mortality Data System: a case study on municipalities with data underreportingSurveillance of risk factors for non-communicable diseases among adolescents: the experience in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

RODRIGUES, Maria Aparecida Pinheiro et al. Uso de serviços ambulatoriais por idosos nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.10, pp. 2267-2278. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001000008.

Este estudo avaliou a utilização de serviços ambulatoriais por idosos. Foram utilizados dados de 4.003 idosos do estudo de linha de base que avaliou o Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) em 41 municípios das regiões Sul e Nordeste do Brasil. O uso de serviços ambulatoriais foi maior e mais adequado às necessidades de saúde dos idosos no Sul do que no Nordeste. A atenção básica à saúde, em ambas as regiões, atendeu a demanda dos idosos em piores condições sócio-econômicas, porém aqueles com maiores necessidades de cuidados foram atendidos em outros locais. Os resultados indicam que é preciso aumentar a oferta de serviços ambulatoriais de saúde e garantir o acesso aos idosos, especialmente os portadores de limitações funcionais, na Região Nordeste. Em ambas as regiões a atenção básica à saúde, além de promover a eqüidade, deve ter abordagens direcionadas às necessidades de saúde dos idosos.

Keywords : Serviços Ambulatoriais de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Saúde do Idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese