SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue10Incentives and disincentives for research and development of new drugs by the pharmaceutical industryIntra-urban dynamics of dengue epidemics in Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil, 1996-2002 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PANIGASSI, Giseli et al. Insegurança alimentar como indicador de iniqüidade: análise de inquérito populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.10, pp. 2376-2384. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001000018.

O objetivo deste trabalho foi investigar a associação da insegurança alimentar com algumas variáveis indicativas de desigualdades sociais, como renda, escolaridade, raça/cor, composição familiar, características da moradia e condições de saneamento. Para medida de segurança alimentar, aplicou-se o instrumento EBIA (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar) a uma amostra de 456 famílias residentes em área urbana do Município de Campinas. Verificou-se que a insegurança alimentar concentrou-se em famílias com maior número de membros menores de 18 anos, vivendo em construções precárias e com alta aglomeração de moradores, sem rede de esgoto, de baixa renda (menos de dois salários mínimos), cujo responsável não freqüentou a escola, sem membros com nível universitário e nas quais os informantes referiram ter cor da pele preta. Considera-se que a medida direta de segurança alimentar por meio da EBIA seja um importante indicador para monitoramento da iniqüidade, podendo complementar um conjunto de indicadores sociais ou, mesmo de forma isolada, identificar grupos com vulnerabilidade social.

Keywords : Segurança Alimentar e Nutricional; Iniqüidade Social; Condições Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese