SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue11Fertility of indigenous women in Minas Gerais State, Brazil: an analysis using the 2000 census author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA, Gerluce Alves Pontes da  and  VIEIRA-DA-SILVA, Ligia Maria. Vigilância em saúde: proposta de ferramenta para avaliar arranjos tecnológicos em sistemas locais de saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.11, pp. 2463-2475. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100002.

Com o objetivo de identificar os significados dos diversos termos empregados acerca da vigilância em saúde, realizou-se uma revisão sistemática da bibliografia especializada sobre o tema, no período compreendido entre janeiro de 1990 a agosto de 2005, nas bases de dados do LILACS, SciELO, banco de teses da CAPES, MEDLINE e Web of Science. A análise de 144 resumos e de 18 textos exemplares selecionados na literatura nacional permitiu a elaboração de uma matriz com a caracterização de três tipos ideais de arranjos tecnológicos possíveis em sistemas municipais de saúde: (i) vigilância epidemiológica tradicional, com as doenças transmissíveis como objeto; (ii) vigilância em saúde pública, componente municipal do sistema nacional de vigilância em saúde; e (iii) vigilância da saúde, um modo tecnológico de organização das práticas de saúde em um dado território. A matriz proposta poderá contribuir para a realização de investigações sobre a implantação de práticas de vigilância em sistemas locais de saúde, norteando a coleta e análise dos dados. São discutidos os significados dos três tipos encontrados frente à constituição histórica do campo da saúde coletiva e da vigilância em particular.

Keywords : Sistemas Locais de Saúde; Vigilância Sanitária; Avaliação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English