SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue11Alcohol, tobacco, and other drug use by teenage students in a city in Southern BrazilCoverage of Pap smear tests in the city of São Leopoldo, Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MARANHAO NETO, Geraldo de Albuquerque; LEON, Antonio Carlos Monteiro Ponce de  and  FARINATTI, Paulo de Tarso Veras. Equivalência transcultural de três escalas utilizadas para estimar a aptidão cardiorrespiratória: estudo em idosos. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.11, pp. 2499-2510. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100005.

O objetivo deste estudo foi realizar a equivalência transcultural de escalas empregadas para a avaliação do nível de atividade física e que são utilizadas como estimativas da aptidão cardiorrespiratória, para posterior utilização em indivíduos idosos. Três escalas foram determinadas após revisão sistemática: Veterans Physical Activity Questionnaire (VSAQ), Rating of Perceived Capacity (RPC) e Physical Activity Rating (PA-R). Para a análise da equivalência, utilizou-se o modelo proposto por Herdman et al. Como parte do processo, a confiabilidade teste-reteste foi avaliada em uma amostra composta por 12 idosos com idade de 74,5 ± 3,5 anos, pelo cálculo dos coeficientes de concordância de Lin (CCL) e de correlação intraclasse (CCI). Detectou-se uma boa reprodutibilidade das escalas com exceção do RPC. Apesar de a quantidade de indivíduos não permitir conclusões mais aprofundadas, os resultados podem indicar necessidade de mudanças na estrutura de algumas escalas originais. Por fim, acredita-se que os resultados obtidos no presente estudo sugerem a adequação das versões das escalas para a língua portuguesa, havendo, todavia, a necessidade de um estudo de validade de critério das escalas.

Keywords : Aptidão Física; Saúde do Idoso; Reprodutibilidade dos Testes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese