SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue11Public health financing by the Paraná State Government, Brazil, 1991-2006Violence against women: analysis of cases treated at three services in the city of Uberlândia, Minas Gerais State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BOCHIO, Ieda Maria Siebra  and  FORTES, Paulo Antonio de Carvalho. A influência da AIDS no processo de desenvolvimento organizacional das organizações não-governamentais: um estudo de caso sobre a Casa de Assistência Filadélfia. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.11, pp. 2541-2550. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100009.

A AIDS foi um evento marcante tanto por sua capacidade devastadora como pela forma como estimulou a solidariedade e a mobilização da sociedade na defesa dos direitos de pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS. De iniciativas para dar dignidade na morte, as ONG/AIDS passaram por mudanças estruturais para responder às demandas da epidemia. Este estudo descreve a trajetória da ONG/AIDS Casa de Assistência Filadélfia com relação à evolução da epidemia de AIDS ressaltando o desenvolvimento organizacional. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com estudo de caso, sendo os dados colhidos por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com informantes-chave referidos pela organização. A análise dos dados baseou-se nas proposições teóricas de desenvolvimento organizacional e mostra como a organização saiu da fase pioneira marcada pela improvisação, se expandiu, indo para uma fase de regulamentação até chegar à fase de flexibilização e inovação com a diversificação dos projetos. O estudo aponta para a importância do desenvolvimento organizacional como elemento essencial na formação de organizações saudáveis e ágeis na resposta às suas demandas.

Keywords : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Organizações Não Governamentais; Estudos de Casos Organizacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese