SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue11Factors associated with lack of mammograms and clinical breast examination by women: a population-based study in Campinas, São Paulo State, BrazilWork profile and traffic accidents among motorcycle couriers in two medium-sized cities in the State of Paraná, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BAIAO, Mirian Ribeiro  and  DESLANDES, Suely Ferreira. Gravidez e comportamento alimentar em gestantes de uma comunidade urbana de baixa renda no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.11, pp. 2633-2642. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100018.

O objetivo deste estudo foi compreender os sentidos de aceitação atribuídos à gravidez e a influência deles no comportamento alimentar de gestantes que freqüentavam uma unidade de saúde, localizada em uma comunidade urbana de baixa renda, no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Adotou-se a abordagem qualitativa, tomando-se a categoria analítica das representações sociais como aporte metodológico do estudo. A construção dos dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada com gestantes adolescentes e adultas, em distintos períodos de gestação, primíparas ou multíparas. A interpretação das falas foi orientada pela perspectiva da hermenêutica de profundidade, utilizando como recurso técnico a análise temática. Duas categorias representacionais nuclearam o conjunto dos depoimentos, o "assumir ou não gravidez", que implicou distintos comportamentos alimentares. No primeiro caso, as mulheres podiam estar se alimentando de maneira adequada ou cometendo exageros alimentares. Já a "gravidez não assumida", segunda categoria, estava ligada à negação do ato de comer, temporariamente ou não, ao longo da gestação.

Keywords : Gravidez; Comportamento Alimentar; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese