SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue11Changes in workers' rehabilitation procedures under the Brazilian social security system: modernization or underminingof social protection?Factors that affect time between birth and first breastfeeding author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FURTADO, Juarez Pereira  and  CAMPOS, Rosana Onocko. Participação, produção de conhecimento e pesquisa avaliativa: a inserção de diferentes atores em uma investigação em saúde mental. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.11, pp. 2671-2680. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100022.

No presente texto apresentamos considerações sobre pesquisa avaliativa qualitativa e participativa com base em investigação desta natureza realizada junto a uma rede municipal de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenação do complexo processo, bem como as potencialidades e limites do estabelecimento de parcerias para a realização de trabalhos de investigação avaliativa qualitativa em saúde mental, com a inclusão de diferentes atores sociais, são aqui discutidas. Concluímos que a pesquisa avaliativa qualitativa aliada à perspectiva de inclusão de distintos pontos de vista dos vários segmentos envolvidos é a que melhor se adequa à compreensão dos muitos desdobramentos oriundos da implementação de serviços ligados ao movimento de reforma psiquiátrica brasileira, dado as especificidades inerentes ao campo da saúde mental.

Keywords : Serviços de Saúde Mental; Pesquisa sobre Serviços e Saúde; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese