SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue11Changes in workers' rehabilitation procedures under the Brazilian social security system: modernization or underminingof social protection?Factors that affect time between birth and first breastfeeding author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FURTADO, Juarez Pereira  and  CAMPOS, Rosana Onocko. Participação, produção de conhecimento e pesquisa avaliativa: a inserção de diferentes atores em uma investigação em saúde mental. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.11, pp.2671-2680. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100022.

No presente texto apresentamos considerações sobre pesquisa avaliativa qualitativa e participativa com base em investigação desta natureza realizada junto a uma rede municipal de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenação do complexo processo, bem como as potencialidades e limites do estabelecimento de parcerias para a realização de trabalhos de investigação avaliativa qualitativa em saúde mental, com a inclusão de diferentes atores sociais, são aqui discutidas. Concluímos que a pesquisa avaliativa qualitativa aliada à perspectiva de inclusão de distintos pontos de vista dos vários segmentos envolvidos é a que melhor se adequa à compreensão dos muitos desdobramentos oriundos da implementação de serviços ligados ao movimento de reforma psiquiátrica brasileira, dado as especificidades inerentes ao campo da saúde mental.

Keywords : Serviços de Saúde Mental; Pesquisa sobre Serviços e Saúde; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )