SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue11The Geography of Hunger: clinical interpretation of landscapes or critical epidemiology?Josué de Castro and The Geography of Hunger in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ABRAMOVAY, Ricardo. Integrar sociedade e natureza na luta contra a fome no século XXI. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.11, pp. 2704-2709. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100026.

A compreensão do mundo contemporâneo exige um olhar naturalista do qual a obra de Josué de Castro é uma das mais importantes expressões: pensar de maneira articulada a vida social e a reprodução do ambiente natural em que se apóia - incluindo aí a natureza do próprio homem, seu corpo - é a pedra de toque do método geográfico praticado em Geografia da Fome. Esse método é importante não apenas para estudar aquelas regiões onde a fome se abate severamente sobre a vida da população, mas oferece uma importante chave de leitura dos problemas alimentares que se anunciam para o século XXI, quando a população mundial deverá ter um aumento de quase 50%. Os desafios produtivos dos próximos anos - que este artigo procura expor de maneira sumária - não poderão ser enfrentados com base nas técnicas que caracterizaram a Revolução Verde. Eles exigem uma compreensão refinada dos vínculos entre sistemas sociais e sistemas ecológicos, para a qual a obra de Josué de Castro é uma inspiração fundamental.

Keywords : Fome; Produção de Alimentos; Características Humanas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese