SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue11The Geography of Hunger: clinical interpretation of landscapes or critical epidemiology?Josué de Castro and The Geography of Hunger in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ABRAMOVAY, Ricardo. Integrar sociedade e natureza na luta contra a fome no século XXI. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, n.11, pp.2704-2709. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100026.

A compreensão do mundo contemporâneo exige um olhar naturalista do qual a obra de Josué de Castro é uma das mais importantes expressões: pensar de maneira articulada a vida social e a reprodução do ambiente natural em que se apóia - incluindo aí a natureza do próprio homem, seu corpo - é a pedra de toque do método geográfico praticado em Geografia da Fome. Esse método é importante não apenas para estudar aquelas regiões onde a fome se abate severamente sobre a vida da população, mas oferece uma importante chave de leitura dos problemas alimentares que se anunciam para o século XXI, quando a população mundial deverá ter um aumento de quase 50%. Os desafios produtivos dos próximos anos - que este artigo procura expor de maneira sumária - não poderão ser enfrentados com base nas técnicas que caracterizaram a Revolução Verde. Eles exigem uma compreensão refinada dos vínculos entre sistemas sociais e sistemas ecológicos, para a qual a obra de Josué de Castro é uma inspiração fundamental.

Keywords : Fome; Produção de Alimentos; Características Humanas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )