SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.3Mothers and their pregnancies: a comparison of three population-based cohorts in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BARROS, Aluísio J. D. et al. Métodos utilizados nos estudos das coortes de nascimentos de 1982, 1993 e 2004 de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil e descrição das condições sócio-econômicas das famílias de participantes. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.3, pp. s371-s380. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001500002.

Três coortes de nascimento estão sendo acompanhadas em Pelotas, Rio Grande do Sul, para avaliar mudanças nas condições de parto, crescimento, desenvolvimento e morbi-mortalidade infantil, assim como a influência de fatores pré e perinatais sobre a morbidade dos participantes na idade adulta. O artigo descreve a metodologia utilizada para os estudos de coorte que se iniciaram em 1982, 1993 e 2004 em Pelotas, além das condições econômicas das famílias dos participantes. Nas três coortes, foram utilizadas estratégias semelhantes para recrutar crianças cujas mães residiam na área urbana do município, inclusive visitas diárias às maternidades para identificação dos nascimentos, entrevistas com as mães e exames neonatais. Ao longo desse período houve uma redução significativa no número de nascimentos, em função da queda na taxa de fecundidade na população. A renda familiar (medida como múltiplos do salário mínimo mensal) mostrou-se estável nas coortes, mas houve uma melhoria clara nos indicadores de qualidade de vida - tais como a disponibilidade e água encanada, vaso sanitário com descarga e geladeira. A escolaridade materna melhorou de maneira significativa. Estão sendo registradas mudanças importantes no perfil demográfico dos fatores de risco e dos desfechos de saúde nas coortes de nascimentos de Pelotas.

Keywords : Estudos de Coortes; Métodos; Condições Socioeconômica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English