SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.4Cystic fibrosis and neonatal screeningHuman mercury exposure and adverse health effects in the Amazon: a review author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BRASIL, Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do  and  BRAGA, José Ueleres. Metanálise de fatores relacionados aos serviços de saúde que predizem o abandono de tratamento por pacientes com tuberculose. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.4, pp. s485-s502. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001600003.

Acredita-se que a identificação dos fatores que são preditores do abandono de tratamento de tuberculose contribuiria para o seu controle. Este trabalho combinou, por meio de uma revisão sistemática, medidas de associação entre abandono do tratamento de tuberculose e de fatores relacionados com os serviços de saúde já estudados. Resumos foram procurados nas bases LILACS e MEDLINE e na bibliografia dos textos completos em avaliação. Foram incluídos estudos nos quais foi avaliado o abandono do tratamento através de comparações de dois ou mais grupos e nos quais foi possível a extração de dados. Ao final, 41 investigações foram incluídas para combinação de dados. Foi possível combinar cinco exposições: "difícil acesso aos serviços de saúde"; "necessidade de hospitalização"; "treinamento ou suporte para adesão"; "demora para o início do tratamento" e "espera longa antes da consulta". "Difícil acesso aos serviços de saúde", "treinamento para adesão" e "necessidade de hospitalização" demonstraram associação com o abandono de tratamento de tuberculose. Todas as exposições apresentaram heterogeneidade e em apenas uma esta foi explicada. Viés de publicação foi encontrado em apenas uma exposição.

Keywords : Tuberculose; Pacientes Desistentes do Tratamento; Metanálise.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English