SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.4A salutogenic approach to oral health promotionProfile of cocaine and crack users in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SCHLUSSEL, Michael Maia; SOUZA, Elton Bicalho de; REICHENHEIM, Michael Eduardo  and  KAC, Gilberto. Atividade física na gestação e desfechos da saúde materno-infantil: uma revisão sistemática da literatura. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.4, pp. s531-s544. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001600006.

Realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de investigar o efeito da prática de atividade física durante a gestação em desfechos da saúde materno-infantil. A busca contemplou artigos publicados entre 1980 e 2005 nas bases de dados MEDLINE e LILACS utilizando-se as palavras-chave: physical activity; physical exercise; pregnancy e gestation. Foi feita uma avaliação da qualidade metodológica dos 37 artigos selecionados. Parece consenso que a prática de atividades físicas de intensidade leve ou moderada não consiste em fator de risco para alguns desfechos e pode representar fator de proteção. Contudo, alguns estudos encontraram associação entre atividades específicas, como subir escadas ou permanecer de pé por períodos prolongados e o peso inadequado do recém-nascido, prematuridade e aborto espontâneo. Poucos estudos encontraram associação entre a prática de atividades físicas e o ganho ponderal, tipo de parto e o desenvolvimento fetal. Novos estudos devem ser desenvolvidos com o objetivo de preencher essas lacunas, bem como propor recomendações acerca da intensidade, duração e freqüência das atividades físicas a serem realizadas durante a gestação.

Keywords : Atividade Motora; Exercício Físico; Gravidez; Revisão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English