SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.4A salutogenic approach to oral health promotionProfile of cocaine and crack users in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

SCHLUSSEL, Michael Maia; SOUZA, Elton Bicalho de; REICHENHEIM, Michael Eduardo  and  KAC, Gilberto. Atividade física na gestação e desfechos da saúde materno-infantil: uma revisão sistemática da literatura. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.4, pp. s531-s544. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001600006.

Realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de investigar o efeito da prática de atividade física durante a gestação em desfechos da saúde materno-infantil. A busca contemplou artigos publicados entre 1980 e 2005 nas bases de dados MEDLINE e LILACS utilizando-se as palavras-chave: physical activity; physical exercise; pregnancy e gestation. Foi feita uma avaliação da qualidade metodológica dos 37 artigos selecionados. Parece consenso que a prática de atividades físicas de intensidade leve ou moderada não consiste em fator de risco para alguns desfechos e pode representar fator de proteção. Contudo, alguns estudos encontraram associação entre atividades específicas, como subir escadas ou permanecer de pé por períodos prolongados e o peso inadequado do recém-nascido, prematuridade e aborto espontâneo. Poucos estudos encontraram associação entre a prática de atividades físicas e o ganho ponderal, tipo de parto e o desenvolvimento fetal. Novos estudos devem ser desenvolvidos com o objetivo de preencher essas lacunas, bem como propor recomendações acerca da intensidade, duração e freqüência das atividades físicas a serem realizadas durante a gestação.

Keywords : Atividade Motora; Exercício Físico; Gravidez; Revisão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )