SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.4Profile of cocaine and crack users in BrazilPAH biomarkers for human health risk assessment: a review of the state-of-the-art author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ADAMI, Fernando  and  VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Obesidade na infância e adolescência e mortalidade na idade adulta: uma revisão sistemática de estudos de coorte. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.4, pp. s558-s568. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001600008.

Esta revisão sistemática avaliou artigos de coorte sobre obesidade na infância e adolescência e mortalidade adulta, publicados entre janeiro de 1990 e março de 2007, indexados na base de dados PubMed. Os unitermos utilizados foram: obesity, mortality, child, adolescent; obesity e mortality; overweight e mortality. Referências bibliográficas também foram analisadas. Foi utilizado limite de idade entre 2 e 18 anos. A qualidade dos artigos foi determinada por meio de metodologia apropriada para avaliação de estudos de coorte. Foram encontrados e revisados oito estudos, e todos utilizaram peso e estatura para determinação da obesidade e sete usaram o índice de massa corporal (IMC). O escore de qualidade variou de 9 a 17 (escore máximo obtido = 24). Deve ser vista com cautela a evidência sobre o aumento do risco de mortalidade na idade adulta em indivíduos com sobrepeso ou obesidade na infância e adolescência, apesar de existir tendência dessa associação para o sexo masculino. Foram discutidos uso do IMC e variáveis de confusão utilizadas nos estudos. São necessários mais estudos que façam associação entre obesidade na infância e adolescência e mortalidade na idade adulta.

Keywords : Obesidade; Sobrepeso; Mortalidade; Criança; Adolescente.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English