SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.4Childhood and adolescent obesity and adult mortality: a systematic review of cohort studiesOrdinal logistic regression models: application in quality of life studies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FRANCO, Sérgio Silveira; NARDOCCI, Adelaide Cássia  and  GUNTHER, Wanda Maria Risso. Biomarcadores de HPAs na avaliação de risco à saúde humana: uma revisão do estado da arte. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.4, pp. a569-s580. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001600009.

Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) estão amplamente distribuídos no ambiente e alguns são carcinogênicos para humanos. O estudo dos biomarcadores tem contribuído para a compreensão da natureza e magnitude dos riscos que estas substâncias representam à saúde humana. Este trabalho apresenta uma revisão do estado da arte dos biomarcadores de HPAs para avaliação de risco à saúde humana e analisa criticamente sua aplicabilidade, no contexto da gestão ambiental brasileira. Destaca as metodologias para a determinação de alguns biomarcadores como 1-hidroxipireno e adutos HPA-DNA. Para avaliação do risco de câncer destacam-se marcadores citogenéticos, freqüência de aberrações cromossômicas e indução de micronúcleo. Também é abordado o estágio atual dos estudos de validação desses biomarcadores.

Keywords : Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos; Marcadores Biológicos; Avaliação de Risco.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English