SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.4Ordinal logistic regression models: application in quality of life studiesHIV, syphilis, and hepatitis B and C prevalence among patients with mental illness: a review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BRANDAO, Cristina Mariano Ruas et al. Tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa: uma revisão sistemática. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.4, pp. s592-s606. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001600011.

A osteoporose, doença típica dos idosos, vem se tornando um dos problemas mais freqüentes e relevantes no âmbito da saúde pública. Vários medicamentos estão disponíveis para o seu tratamento, alguns disponibilizados pelo SUS. Este estudo apresenta uma revisão sistemática dos medicamentos destinados ao tratamento da osteoporose, buscando subsidiar as discussões a respeito dos protocolos clínicos, com base em evidências científicas na literatura. Foi realizada busca de ensaios clínicos randomizados na base de dados PubMed e LILACS que apresentavam resultados de densidade mineral óssea, incidência de fraturas vertebrais e reações adversas aos medicamentos. Nos 32 artigos revisados, a classe de medicamentos bifosfonados foi a mais freqüente e a que melhor tem demonstrado sua eficácia clínica, principalmente o alendronato e o ibandronato via endovenosa. A terapia de reposição hormonal demonstrou efeito, mas seu uso tem sido associado ao aumento de risco de doenças cardiovasculares e outras. Teriparatida e monofluorfosfato apresentaram eficácia antiosteoporótica. Cálcio e vitamina D foram dados aos pacientes como suplemento alimentar.

Keywords : Osteoporose Pós-Menopausa; Medicamentos; Saúde da Mulher.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English