SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.4Treatment of postmenopausal osteoporosis in women: a systematic reviewReview of strategies to recruit smokers for smoking cessation: a population impact perspective author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAMPOS, Lorenza Nogueira et al. Prevalência de infecção por HIV, sífilis e hepatite B e C entre portadores de doenças mentais crônicas. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.4, pp. s607-s620. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001600012.

Os portadores de doenças mentais crônicas encontram-se em risco para a infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Entretanto, a prevalência dessas infecções entre portadores de doença mental crônica ainda não está claramente estabelecida nesta população. A maioria dos trabalhos sobre o tema foi conduzida em países desenvolvidos, com amostras relativamente pequenas e não representativas. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para identificar estudos sobre a prevalência do HIV, sífilis, hepatite B e C entre pacientes com doença mental crônica no Brasil e no mundo. De um modo geral, as prevalências variaram de 0% a 29%, 3 a 66%, 0,4 a 38% e 3,3% a 7,6% para HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, respectivamente. Vários fatores de risco foram identificados e discutidos, embora a literatura atual não demonstre achados significativos gerados por estudos representativos. Tal revisão destaca a escassez de informação sobre a prevalência de infecções sexualmente transmitidas e seus fatores associados entre portadores de doenças mentais crônicas e identifica lacunas no conhecimento atual em países desenvolvidos bem como nos em desenvolvimento.

Keywords : Pessoas Mentalmente Doentes; Doenças Sexualmente Transmissíveis; HIV.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English